O que uma cidade necessita para ser tornar mais dinâmica e consciente para as melhorias dos processos políticos e sociais dentro da comunidade e fora dela? E que novas ferramentas a própria comunidade pode desenvolver para amplificar o canal participativo dentro da visão bairrista de Sarandi?
A cidade de Sarandi se reuniu e formou uma constelação de Bloguistas/Blogueiros que inauguraram na cidade um debate mais interativo se valendo desta ferramenta de vanguarda em comunicação social, a Internet, batizada com o singel nome de “Blogosfera Sarandiense”.
O caráter jornalístico dos blogs sejam seus autores profissionais reconhecidos ou não condiciona sua dinâmica, uma vez que respondem ao imperativo temporal da notícia: A Novidade.
A atualização constante, a nota no calor dos acontecimentos é parte importante da atração gerada pelos blogs em grande número de leitores ávidos por informação política – categoria que coincide com a de cidadãos de atitude forte e positiva em relação à política.
Isso pode explicar em parte a progressão de audiência[1] detectada nos blogs durante este ano e o anterior. Embora os jornalismos locais e outras estratégias comunicativas já tivessem sido explorados, em Sarandi, diante das possibilidades da internet, a explosão dos blogs constituiu um “fenômeno novo”.
O blog, ainda que em tese não tenha a obrigação de manter uma freqüência de atualizações durante a semana ou mesmo o dia, espelha a condição jornalística de debater, de discutir o novo, entendido como um cotidiano efêmero. Assim, constitui-se em um híbrido entre a atualidade jornalística e a crônica pessoal.
Vivemos na atualidade uma ascensão na credibilidade conquistada pela Blogosfera sarandiense em virtude do amadurecimento das postagens veiculadas neste canal virtual que atende a demanda das necessidades sociais de todo o município.
Assim, os blogs se tornaram um espaço de discussão acalorada baseada nos fatos e acontecimentos locais tidas como expressão de subjetividades que cada bloguista tem sobre a realidade do bairro ou bairros que reside, mas sempre considerando a visão holística da cidade.
Esta possibilidade de interação discursiva virtual e “bairrista” deve ser compreendida a partir de sua apropriação pelos envolvidos na construção coletiva do debate político. Só que os blogs se prestam também à tensão pessoal, uma vez que a exposição subjetiva da personalidade é parte do atrativo, para leitores como para autores.
A adesão de cidadãos comuns ao mundo bloguista, associado ao que percebem ser seu papel social, consegue organizar o interesse potencial de um grande número de leitores, escritores e comentadores dispostos a dialogar sobre a política e fatos locais.
Uma modalidade de conversação que, se não é civil no sentido de perscrutar as soluções mais racionais para os interesses públicos, é certamente lugar de posicionamento, paixão política e expressão da opinião pública.
Portanto, Sarandi desponta nesta década como candidata forte ao título de “Capital dos Blogs” em virtude do amadurecimento rápido da forma de prestar a informação “bairrista” com pontualidade e isenção em “tempo real” possibilitando o fortalecimento da fiscalidade participativa e democrática rumo a um controle social perfeito.
Por
Dr. Allan Marcio
Colaborador
[1] Revista FAMECOS • Porto Alegre • nº 33 • agosto de 2007 • quadrimestral
0 comentários:
Postar um comentário